O QUE SÃO BASES DE DADOS ELETRÔNICOS?

O que são Bases debase-de-dados-imagem3 Dados Eletrônicos

Sempre que iniciamos um trabalho acadêmico somos indicados a realizar pesquisas em Bases de Dados Eletrônicos, então por vezes o discente se questiona sobre o que seriam essas bases. Através de um breve texto o CONFISF vai explicar para você, de forma clara, o que são e quais as principais ferramentas de recuperação de informação.

As Bases de Dados Eletrônicos são locais na web, onde encontramos centenas de revistas científicas e seus respectivos artigos. Elas foram criadas com o intuito de facilitar a vida do pesquisador, disponibilizando esses documentos em um único site, a fim de evitar o desperdício de tempo navegando em diversos locais. Vale ressaltar que as publicações encontradas em Bases de Dados Eletrônicos estão respaldadas por qualidade e originalidade, graças ao processo de seleção que é realizado de forma criteriosa.

E o que diferencia uma base de dados para outra?

Existem Bases que oferecem o texto completo dos artigos e há Bases de Dados referenciais, ou seja, que indicam somente a existência do artigo, o seu resumo e em qual revista encontra-se este material.

É aqui também que entra a questão INDEX. A indexação permite que a informação seja recuperada de forma eficiente. Revistas indexadas cuidam de sua periodicidade e comprovam sua distribuição, um artigo publicado em revista indexada terá, naturalmente, mais visibilidade que outro publicado em uma revista não-indexada.

Seguem abaixo algumas bases de dados científicas:

Bases de Dados Nacionais:

  • BVS – Biblioteca Virtual em Saúde: portal de textos completos. Produzida pelo Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Também conhecida pelo seu nome original: Biblioteca Regional de Medicina (BIREME), da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS). A sede da BIREME encontra-se no Brasil, no campus central da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) desde a sua criação, em 1967. Contém 15 Bases de Dados. Idiomas: português, espanhol, inglês. Serviços: busca cruzada entre Google acadêmico e Medline. Acesse: http://www.saudepublica.bvs.br
  • Portal CAPES: um portal brasileiro de informação científica desenvolvido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. Disponibiliza documentos nacionais e internacionais (periódicos científicos, teses etc.) de muitas áreas com acesso gratuito. Acesse: http://www.periodicos.capes.gov.br

 

Ciências da Saúde em Geral 

 

 

Áreas Especializadas

 

 

Demais base de dados

 

REFERÊNCIAS

PERITO.MED. Diferença entre revista indexada e revista registrada. Disponível em: <http://www.perito.med.br/2011/06/diferenca-entre-revista-indexada-e.html>. Acesso em Mar 2017.

BLOG DO SISTEMA DE BIBLIOTECAS DA UCS. Você sabe o que são bases de dados científicas?. Disponível em: <https://bibliotecaucs.wordpress.com/2011/ 10/27/voce-sabe-o-que-sao-as-bases-de-dados-cientificas/>. Acesso em: mar 2017.

IN SLIDESHARE. O que é um periódico indexado?. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/bibliotecaee/2014-tutorial-revistas-indexadas>. Acesso em mar 2017.

GRAZIOSI, M. E. S.;LIEBANO, R. E.;NAHAS, F. X. Pesquisa em bases de dados. In: Especialização em saúde da família. UNA-SUS / UNIFESP. Disponível em: <https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/esf/1/modulo_cientifico/Unidade_13.pdf>. Acesso em mar 2017.