QUE ELEMENTOS COMPÕEM UM TRABALHO CIENTÍFICO?

Livros-e-capelo

Primeiramente vamos aprender em que consiste um trabalho científico.

Faz-se necessário saber o que é o “conhecimento científico”, este é um tipo de conhecimento que tem toda uma fundamentação e metodologia a serem seguidas, além de ter suas bases em informações classificadas, submetidas à verificação e, que ofertam explicações plausíveis a respeito do objetivo ou evento em questão.

Você inscreveu-se em um congresso e deseja submeter um trabalho para apresentação, e agora por onde começar? Vamos lá!

Você deve produzir um resumo científico, este consiste na apresentação sintética dos resultados obtidos através de pesquisas ou estudos realizados acerca de determinada questão para a apresentação de um trabalho científico, que será publicado nos anais do evento.

Antes de escrever e submeter seu resumo à apreciação você deve conhecer as normas que o evento adotou para formatação do trabalho. Quando não houver menções à normas especificas, utilize as normas da ABNT.

O objetivo principal de um resumo é apresentar de forma rápida e sucinta, a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados obtidos e as principais dificuldades alcançadas durante o processo de pesquisa.

Pradanov e Freitas (2013)¹ sugerem a seguinte estrutura:

  • IDENTIFICAÇÃO:
  1. Nome do evento;
  2. Título do trabalho;
  3. Nome do autor ou autores e suas qualificações;
  4. Nome da instituição a qual tem vínculo.
  • CORPO:
  1. Introdução – Introduza o assunto e a informação necessária para o leitor entender o resto do artigo;
  2. Objetivos – Defina o objetivo e o escopo do trabalho;
  3. Metodologia – Descreva os métodos, hipóteses e procedimentos usados, tal como fontes de pesquisa e equipamentos;
  4. Resultados e discussões – Apresente as descobertas do estudo, apresente a acurácia dos resultados e sua significância;
  5. Conclusões – Interprete os resultados e discuta suas implicações, escreva essa seção de forma a poder ser lida independentemente.
  • REFERÊNCIAS:
  1. É de suma importância que seu resumo contenha também as referências pertinentes de todas as citações feitas, de acordo com as normas atuais da ABNT.

Agora que você já sabe como produzir seu resumo, mãos a obras!

¹ PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho cientifico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2 ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. E-Book. ISBN 978-85-7717-158-3. Disponível em: <http://www.faatensino.com.br/wp-content/uploads/2014/11/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>. Acesso em: 29 de ago. 2016.